Discover Universal

Mardi Gras para Brasileiros: O Melhor do Carnaval Americano no Universal Studios Florida

Universal's Mardi Gras - The French Quarter Courtyard

Poucas coisas são tão brasileiras quanto Carnaval. De rua ou de avenida, no Rio de Janeiro ou em Salvador, atrás do bloquinho ou em cima do carro alegórico. Não existe maneira certa de curtir o Carnaval — desde que, claro, tenha confete e purpurina, a companhia dos amigos, música animada, comida boa e drinques gelados. E entre tantas saudades que sinto do Brasil depois de alguns anos morando nos Estados Unidos, o Carnaval segue no topo da minha lista. Principalmente pelo que a festa representa: a alegria brasileira. A verdade é que, como todo imigrante, eu também aprendi a buscar um pouco do Brasil fora do país. E com o Carnaval não foi diferente: encontrei o melhor Carnaval aqui em Orlando, justamente nas ruas do Universal Studios Florida

Apesar de ser essencialmente a mesma celebração, aqui a folia tem outro nome: Mardi Gras. O termo vem do francês e significa “terça-feira gorda” — e refere-se àquele último dia de fartura antes de iniciar a quaresma (e a dieta). E assim como o nosso Carnaval, o Mardi Gras também tem como pré-requisito o seu krew (ou melhor, a sua turma de amigos), muuuita purpurina, carros alegóricos, delícias de dar água na boca (alguém aí falou em coxinha?) e shows imperdíveis. 

Amigos brasileiros, estamos juntos: este também é meu primeiro Mardi Gras. E confesso que, no início, duvidei que o evento americano preencheria meu coração brasileiro da mesma forma que nosso Carnaval. E não é que me surpreendi? Claro, cada celebração tem seu charme e tradições; mas trocar a Sapucaí pelas ruas da Universal tem sido uma experiência autêntica e muito divertida. E vamos combinar que com as festas de Carnaval sendo adiadas em algumas cidades do Brasil, é hora de fazer outros planos. Se o Carnaval não vai até os brasileiros, que venham, então, os brasileiros até o Carnaval! Portanto, hora de arrumar as malas! A próxima parada da folia é no Universal Studios Florida.

Mardi Gras = Carnaval

Assim como o Rio de Janeiro e Salvador são cidades consideradas as capitais do Carnaval brasileiro, Nova Orleans (que fica no estado da Louisiana e é considerada a cidade do Jazz) é a capital oficial do Mardi Gras. Desde 1995, o Universal Orlando Resort traz a diversão e os sabores dessa celebração para as ruas de um dos seus principais parques temáticos. E por mais que o Mardi Gras e o Carnaval sejam a mesma celebração em teoria, na prática existem distinções — afinal, são culturas diferentes. Aqui, em vez de samba e trio elétrico, você encontra shows de jazz e zydeco (um estilo de música folk norte-americano). E em vez de acarajé, o queridinho dos foliões é o beignet, uma massinha quadrada crocante que lembra nosso tradicional pastel de feira, com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. Mas da mesma forma que o brasileiro comemora o Carnaval antes, durante e muitas vezes depois da data oficial (a gente adora uma festa, não é?), o Mardi Gras no Universal Studios Florida não é para os fracos e dura cerca de três meses. Isso mesmo: em noites específicas de fevereiro a abril, você pode assistir a desfiles supercoloridos, desfrutar de shows ao vivo, saborear comidas e bebidas internacionais (e deliciosas) e colecionar os tradicionais colares de contas. E o melhor de tudo: você curte toda essa farra enquanto encara as montanhas-russas, simuladores e as melhores atrações do parque temático.

Além de ter muito o que fazer, há diferentes maneiras de vivenciar o evento. Portanto, não importa se você for o autêntico brasileiro folião, um turista passando alguns dias em nosso complexo, ou até mesmo alguém tentando fugir da festa carnavalesca: o Mardi Gras da Universal é para todos. Por isso, preparei um guia especialmente para você, amigo brasileiro, aproveitar ao máximo o seu Carnaval no Universal Orlando Resort, do jeitinho que você gosta. Veja abaixo tudo que não pode faltar no nosso Carnaval — e que você encontra na Universal.

Desfile Noturno

Assim como os famosos desfiles das escolas de samba do Brasil, o Mardi Gras também conta com uma parada noturna espetacular. Os carros alegóricos (ou floats, como sāo chamados aqui), megacoloridos e cheios de purpurina (acho que já deu pra perceber que purpurina no Mardi Gras é o confete do nosso Carnaval, nāo é?), são um verdadeiro show à parte. Além dos tradicionais e muito aguardados floats, como o King Gator (em tradução livre, o Rei Jacaré), cada ano eles surgem com temas diferentes. Uma coisa é certa: o desfile vai deixar você de boca aberta. 

E existem duas maneiras de vivenciar esse desfile incrível — e o mais legal é que nenhuma delas é como mero espectador. Você pode ser ou um Bead Thrower (pessoas que jogam os colares coloridos lá de cima do float) ou um Bead Catcher (pessoas que pegam os colares). Ao ser um Bead Thrower você faz parte do show, já que vai em cima do carro alegórico e joga os colares de contas para a multidão de Bead Catchers, que se diverte tentando pegar o maior número de colares possível. Na dúvida sobre qual experiência prefere ter? Te ajudo: ser um Bead Catcher permite que você tenha mais tempo para aproveitar o French Quarter Courtyard, na região de Nova York, onde você encontra as barraquinhas de comida e bebida e onde pode curtir alguns shows de jazz que acontecem durante a tarde. Você também fica mais livre para aproveitar as atrações e shows do Universal Studios. Já para ser um Bead Thrower, você precisa se inscrever no Virtual Line usando O Aplicativo Oficial do Universal Orlando Resort e, se selecionado, fazer o check-in antes do desfile. E apesar de ser uma experiência inesquecível, saiba que você pode acabar levando algum tempo para voltar à área do show depois que o desfile terminar. Mas ver a alegria das pessoas disputando os colares coloridos é tão contagiante que faz qualquer espera valer a pena. Bom, se você é como eu e não consegue decidir se quer ser um Bead Catcher ou um Bead Thrower, venha uma noite para apanhar os colares e outra para jogar. 


Dica para os foliões: tenho gostado muito de assistir ao desfile da área de Hollywood, já que de lá é possível ver tanto o início quanto o fim da parada. E é também um ótimo lugar para pegar os tão desejados colares de contas. Mas caso prefira um cantinho menos lotado, vá para área de Nova York, logo depois do Finnegan’s Bar & Grill. Há mais espaço para se movimentar.

Entretenimento

Durante o evento, o parque temático segue funcionando normalmente, o que significa que, entre um show ao vivo e outro, você pode se aventurar pelas atrações da Universal. Ou até mesmo durante: tem algo de muito especial sobre encarar a radical Hollywood Rip Ride Rockit enquanto rola um show ao vivo no Music Plaza Stage, aos pés da atraçāo. Se for à noite então, wow!, a vista de cima da multidão é de arrepiar. Aliás, as apresentações musicais são um dos grandes diferenciais que faz com que o Mardi Gras atraia pessoas de todo o mundo. Todos os anos, a Universal garante um line-up diversificado com alguns dos maiores nomes do pop, rock, country, latino e muito mais. Sem contar que é uma maneira incrível de fechar seu dia no Universal Studios, depois de curtir as muitas atrações. 

Confira aqui os artistas e bandas confirmadas para o Mardi Gras 2023

Dica para os foliões: fique de olho no Aplicativo Oficial do Universal Orlando Resort para acompanhar o tempo de espera das filas das atrações. Afinal, como há muitas outras coisas para fazer durante o Mardi Gras, a espera tende a ser menor. 

Comida e Bebida Boa

Entre um bloquinho de Carnaval e outro, nada melhor do que petiscar e bebericar para recarregar as energias. No Mardi Gras, ir de barraquinha em barraquinha no French Quarter Courtyard, experimentando as bebidas e os pratos criados pelos chefs da Universal especialmente para o evento é programa obrigatório — e digo isso como alguém que degustou em primeira māo todos (sim, todos) os itens do menu. Além de ser uma oportunidade de provar iguarias internacionais, é também uma chance de matar a saudade de casa. Afinal, o cardápio do Carnaval da Universal conta com petiscos super brasileiros, como coxinha de frango, pão de queijo e brigadeiros Você também encontra drinks exclusivos, com ou sem álcool, assinados pelos chefs.

Confira aqui os pratos imperdíveis criados especialmente para o Mardi Gras e, em breve, o guia com os melhores drinques do evento.

Dica para os foliões: sim, já falei sobre eles lá em cima, mas preciso reiterar: não deixe de provar os famosos beignets, as massinhas crocantes polvilhadas com açúcar. Impossível ir embora sem prová-los — é como ir ao Brasil e nāo comer brigadeiro.

Checklist para um Mardi Gras Inesquecível

Para garantir uma experiência divertida, autêntica e livre de qualquer perrengue, confira abaixo algumas recomendações sobre como aproveitar ao máximo sua temporada no Universal Orlando Resort e a folia inesquecível do Mardi Gras. 

Exit mobile version